22 de dezembro de 2010

Infantis da Adémia celebraram a festa de Natal à mesa de jantar

A Festa de Natal é um momento que se reveste de particular importância no contexto desportivo e a equipa e futebol dos infantis da Associação Desportiva e Cultural da Adémia reuniu num jantar a fim de celebrar a efeméride.
O evento, que decorreu num ambiente de paz e tranquilidade numa das salas do Restaurante Albatroz, nos Fornos (Coimbra), juntou toda a estrutura “azul e branca” da categoria, nomeadamente atletas, equipa técnica e dirigentes, com particular relevo para o presidente da colectividade.
A gala de Natal dos infantis “azuis e brancos” – patrocinada por Ferreira Morais & Morais, concessionário Nissan para o distrito de Coimbra – contou, de igual forma, com a presença maciça dos pais e encarregados de educação, numa demonstração clara e inequívoca da importância desta singular reunião, rica no contexto da vida dos seus descendentes no campo desportivo.
Para os capitães da equipa, Ricardo Machado e Marcelo, que foram “convocados” para representar o grupo, o sentimento positivo foi unânime: «Este Natal está a ser muito feliz. 2010 está a ser um ano mesclado de vitórias e pontos perdidos, mas que no entanto esperamos que as vitórias perdurem em 2011».
Ricardo Machado e Marcelo retribuíram «os votos de um bom Natal a todos os presentes», sem descurarem que o jantar natalício «só foi possível graças aos nossos pais, ao patrocínio da Nissan» – através da empresa e concessionária Ferreira Morais & Morais –, «mas não podemos deixar de agradecer à Dona Paula e aos funcionários do Restaurante Albatroz que nos proporcionaram uma deliciosa refeição».
A ambição foi um dos aspectos mencionados como o segredo de toda a estrutura desportiva dos infantis da Adémia para explicar o excelente ambiente que os jovens atletas respiram e transportam. O companheirismo, aliado à disciplina, ajuda amplamente a suavizar os ímpetos próprios da idade dos jovens atletas, muito por culpa do trabalho efectuado pelo professor Augusto Nogueira que, três vezes por semana, os “educa” de forma muito criativa no sentido de os colocar nos trilhos que os conduza a um futuro profícuo e harmonioso, independentemente das qualidades futebolísticas. E, neste particular, pela convergência de entendimento, dentro e fora do campo, que se traduza num objecto de grande relevância na vivência de cada um dos jovens.
O discurso do presidente do clube, Aires Leitão, começou por enaltecer o exemplar comportamento da formação de infantis, Tanto no cômputo desportivo, como ao nível social, largamente demonstrado antes, durante e após o jantar que assinalou o Natal.
A passagem analisada, situada precisamente entre a fase dos agradecimentos e a comunicação, consistiu numa pequena narrativa sobre o grupo de futebol, servindo este como termo de comparação humorística com o professor Augusto Nogueira, na sua condição de treinador.
Esta analogia entre o grupo de futebol e o treinador, além de funcionar como uma estratégia de conteúdo, bem delineada, permitiu ao presidente fazer a transição entre as duas partes do discurso, anunciando e justificando a permanência do técnico à frente dos destinos dos jovens atletas, com certa graça e leveza.
Augusto Nogueira, que não evitou um sorriso pela confiança em si depositada, sabendo de antemão que vai de férias sem o eventual estigma do “chicote”, não conseguiu, contudo, travar a cobiça do seu filho Tiago que, durante a sua (curta mas sugestiva) intervenção, acalorou as emoções, fazendo questão de afirmar que com ele «aos comandos, a equipa estaria com toda a certeza melhor classificada».
Pela boca morre o peixe e, Tiago, que também tem um a relação de amizade a todos os níveis notável com os jovens infantis da Adémia, foi “proposto” Pai Natal de serviço e, com a sua desenvoltura muito peculiar, distribuiu algumas lembranças aos atletas e desejou a todos um Feliz Natal e que 2011 seja um ano recheado de bons resultados, desportivos e escolares. Sem querer acabar com a regra “olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço”, o jovem Tiago tranquilizou os atletas, ao confidenciar que não vai «roubar o lugar ao pai, mas com o empenho de todos, os resultados positivos vão aparecer».




Sem comentários: