O português José Mourinho (treinador) e o argentino Lional Messi (futebolista) foram os galardoados pela FIFA como as melhores figuras mundiais de 2010 nas duas categorias.
José Mourinho foi eleito pela FIFA como o melhor treinador de futebol de 2010, tendo dedicado o galardão aos seus jogadores, colaboradores e família, depois de ter afirmado ser um «orgulhoso português», aquando da explicação do motivo para agradecer na sua língua materna. O “special one” tornou-se no primeiro treinador a vencer este prémio da FIFA.
«Trabalhei muito para chegar aqui, mas não chego sozinho. Chego com os meus jogadores, com os meus colaboradores, com a força dos que me amam e me esperam para celebrar este momento fantástico», afirmou José Mourinho Mourinho, na altura que recebeu o prémio, na gala da FIFA, em Zurique, na Suíça, num curto discurso totalmente proferido na língua portuguesa: «Sou um orgulhoso português», acrescentou.
Para vencer este prémio, o técnico português, que na temporada passada conquistou a Liga dos Campeões, o campeonato e a Taça de Itália pelo Inter de Milão, bateu Vicente Del Bosque, que levou a Espanha ao triunfo no Mundial de 2010, e Pep Guardiola, que venceu o campeonato espanhol com o FC Barcelona.
«Queria dar os parabéns a dois fantásticos treinadores, o senhor Del Bosque e o Pep Guardiola», referiu José Mourinho, que actualmente comanda o Real Madrid.
Por sua vez, o argentino Lionel Messi, jogador do FC Barcelona, foi eleito o melhor jogador de 2010, arrecadando a correspondente “Bola de Ouro”, a sua segunda consecutiva, numa cerimónia em que foi ainda eleita a brasileira Marta, que pela quinta vez consecutiva foi distinguida como a melhor jogadora do mundo. O júri era composto por jornalistas, seleccionadores e capitães das 208 equipas nacionais filiadas na FIFA.
Foi ainda eleito o onze ideal da FIFA do ano 2010, que conta com Cristiano Ronaldo e seis jogadores da selecção espanhola, que se sagraram campeões do mundo na África do Sul. Ronaldo tem assim a companhia de Iker Casillas, colega de equipa no Real Madrid, bem como de Xavi, Iniesta, Piqué, Puyol e David Villa, do Barcelona, que é a equipa com mais jogadores no onze, onde também figura o argentino Lionel Messi. O Inter de Milão, campeão europeu na última época, fornece três jogadores para esta equipa de craques: Maicon, Lúcio e Sneijder.
Sem comentários:
Enviar um comentário