Uma petição on-line que conta com mais de 280 assinaturas apela à Assembleia da República para repor a taxa de IVA reduzida para todas as modalidades de desporto juvenil.
«O fim da taxa reduzida de IVA para as modalidades desportivas juvenis terá repercussões negativas no desporto juvenil. O novo Orçamento do Estado precipita o aumento drástico de 260 por cento da taxa de IVA e de 17 por cento no preço da formação em todas as modalidades, facto que provocará uma redução da prática desportiva», refere o texto.
O aumento do IVA de seis para 23 por cento repercutiu-se já nas mensalidades de Janeiro pagas por alguns encarregados de educação no desporto praticado pelos filhos, que viram a mensalidade da escola de futebol aumentar de Dezembro para Janeiro.
No texto da petição disponível na Internet, são relembrados dados da Organização Mundial da Saúde que mostram que a prática desportiva juvenil reduz entre 2,4 a 6,4 por cento os gastos com o sistema de saúde.
«Os jovens envolvidos na prática regular e organizada de determinada modalidade são mais produtivos, têm melhor aproveitamento escolar e mais oportunidades de emprego e destacam-se pelas suas capacidades de sociabilização», refere ainda a petição. Para serem apreciadas no plenário da Assembleia da República, as petições têm de ser subscritas por, pelo menos, 4000 cidadãos.
Poderão ver e assinar esta Petição neste LINK
Sem comentários:
Enviar um comentário