30 de novembro de 2010

Barcelona é o melhor clube da década e FC Porto melhor português


A Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou hoje o ranking dos melhores clubes europeus da década, cuja classificação é liderada pelo Barcelona, à frente de Manchester United, com o Real Madrid em 8.º.
Os “blaugrana” somam 2.459 pontos quando faltam três meses para o fim do período em análise, que compreende as temporadas de 2001 a 2010. No entanto, a IFFHS faz questão de frisar que até ao fim de 2010, o Manchester United, 2.º classificado, ainda pode ultrapassar o Barcelona e assumir a liderança, enquanto Liverpool ocupa o terceiro posto.
O FC Porto é o melhor clube português do ranking, surgindo no 14.º posto. O Sporting (26.º), Benfica (43.º) e Sporting de Braga (89.º) completam a representação portuguesa no top-100.
O ranking da IFFHS é elaborado com base num sistema de pontos diferenciado para as competições continentais de clubes. Por exemplo, na Liga dos Campeões, uma vitória vale 14 pontos, um empate sete e uma derrota zero. Na Liga Europa um triunfo vale 12 pontos e um empate seis.



Ranking

1.º FC Barcelona, 2.459 pontos; 2.º Manchester United, 2.436; 3.º Liverpool, 2.362; 4.º Arsenal, 2.348; 5.º Inter de Milão, 2.275; 6.º AC Milan, 2.237; 7.º Bayern de Munique, 2.231; 8.º Real Madrid, 2.168; 9.º Chelsea, 2.165; 10.º AS Roma, 1.959; 14.º FC Porto, 1.802; 26.º Sporting, 1.467; 43.º Benfica, 1.321,5; 89.º Sporting de Braga, 906,5; 141.º Boavista, 656; 145.º Marítimo, 645,5; 198.º U. Leiria, 525,5; 211.º V. Guimarães, 497; 224.º Belenenses, 482,5; 243.º Nacional, 463,5; 254.º V. Setúbal, 456,0; 259.º P. Ferreira, 447,5; 332.º Académica, 360,5; 459.º Gil Vicente, 261,5; 468.º Beira-Mar, 254,5; 481.º Rio Ave, 246; 488.º Naval, 243,5; 501.º E. Amadora, 232; 601.º Leixões, 161; 612.º Moreirense, 158; 775.º Alverca, 97,5; 791.º Varzim, 92: 826.º Santa Clara, 81.

29 de novembro de 2010

Classificação a 26 de Novembro 2010




PRÓXIMA JORNADA

U. Coimbra A – Eirense
Académica/AOF A – Académica/SF A
Pedrulhense – Lorvanense
ADC Adémia – Brasfemes
Souselas – Ançã
União FC – Académica/OAF B
Académica/SF B – U. Coimbra B

Fotos do Jogo: Ançã - Adémia



Adémia sofre segunda derrota consecutiva


A Adémia não conseguiu retomar o caminho das vitórias, cedendo a segunda derrota consecutiva, por 2-0, na visita ao Ançã, em mais um jogo referente ao Campeonato Distrital de infantis (Série B) da AF de Coimbra. A partida, que teve lugar no “pelado” da Granja de Ançã, avizinhava-se equilibrada dado o posicionamento das duas equipas na tabela classificativa – separadas por um escasso ponto –, situação que viria a confirmar-se.
Depois do contratempo em casa frente à Académica/OAF B (0-3), na pretérita jornada, a equipa orientada por Augusto Nogueira voltou a baquear, com o terreno de jogo a provocar grandes dissabores. Após uma primeira parte sem golos, a formação os ademienses viram-se a perder, a sensivelmente a meio da segunda parte, quando o árbitro da partida fez vista grossa a um fora de jogo do tamanho do mundo na pequena área. Mas vamos pelo início…
A actuar perante o seu público, o Ançã tomou ligeiro ascendente a partir dos 15 minutos de jogo, muito por culpa da imperfeita adaptação ao piso de terra por parte dos visitantes, tendo por variadíssimas vezes desacertado lances, ora porque a bola saltitava em demasia ou, simplesmente, pelos efeitos provocados ao embater no solo.
Indiferente ao desacerto do adversário esteve quase sempre a formação visitada. A equipa “verde e branca” soube quase sempre sair das linhas mais recuadas com ousadia e, no miolo do terreno, explanou um futebol prático e objectivo, acercando-se com algum perigo da baliza defendida por João Sousa, sobretudo ao nível dos livres frontais e pontapés de canto.
A Adémia, por sua vez, e atendendo ao facto do piso ter sido o seu maior inimigo, defesas e médios tiveram de unir esforços para impedir a progressão dos avançados, mas sempre com o intuito de servir nas melhores condições os seus companheiros de equipa mais avançados no terreno.
Apesar da entrega de todos os intervenientes, as duas equipas regressaram aos balneários com a divisão de pontos e com o sentimento de terem desempenhado um papel positivo, embora nem sempre jogado a um nível satisfatório, com muitos passes extraviados, lances pouco esclarecidos e inúmeras bolas atiradas para fora do rectângulo de jogo. Valeu, essencialmente, a luta animada dos jovens jogadores.
O cariz de jogo não se alterou na segunda parte, onde raramente foi criada uma situação de golo iminente, quer para um lado, quer para o outro. O “conflito” de esforços continuou a centrar-se no miolo, mas o Ançã, longe de deslumbrar, ainda foi aquela que mais procurou jogar mais distante da sua baliza.
Ausente de oportunidades dignas de registo – até porque as defesas das duas equipas, sem deslumbrar, revelaram-se prontas a travar todas as investidas dos avançados –, um eventual golo só poderia surgir através de um lance fortuito. E quando os atletas não têm arte nem engenho para marcar a diferença, o árbitro da partida entendeu “vestir” o fato de Pai Natal e oferecer uma “prenda” caída do céu aos visitados, uma vez que o avançado que assinou o golo inaugural estava completamente em fora de jogo, como uma estaca junto ao guarda-redes à espera do já anunciado presente. Refira-se, alias, que o árbitro efectuou um trabalho de bom nível, acompanhando de muito perto os lances, apenas pecou no posicionamento dos avançados dos visitados que, por duas vezes, “fechou” literalmente os olhos a outras tantas infracções do mesmo género na área de rigor da baliza defendida por João Sousa.
Perante este desiderato, os jovens da Adémia, que se sentiram profundamente ofendidos e difamados na honra, ainda tentaram anular a vantagem do adversário, mas surpreendentemente, mostraram enorme fragilidade na transposição da bola, muito por mérito do Ançã que, para além de se mostrar bastante coeso na retaguarda, conseguiu, em contra-ataque, causar alguns calafrios à defensiva visitante, utilizando as bolas paradas para colocar guarda-redes e defesas em sentido.
E foi precisamente num lance de contra-ataque rápido que os visitados dilataram o marcador, nascido, diga-se em abono da verdade, numa falha defensiva e cujo “acidente”” de percurso acabou por pesar em muito na diferença de golos, já que a Adémia, sem deslumbrar, deu uma boa réplica aos visitados, sem que, contudo, evitasse a derrota.


RESULTADOS DA JORNADA 

Académica/SF A – U. Coimbra A    2-4
Lorvanense – Académica/OAF A    2-2
Brasfemes – Pedrulhense    3-2
Ançã – ADC Adémia    2-0
Académica/OAF B – Souselas    4-0
U. Coimbra B – União FC    1-2
Eirense – Académica/SF B    8-1

26 de novembro de 2010

Adémia “oxigenou” ambições para o encontro com o Ançã

A equipa de infantis da Adémia aprimorou hoje a última sessão de treino para defrontar a formação homóloga do Ançã, em jogo da sétima jornada da Série B da categoria da Associação Futebol de Coimbra. Depois da derrota – a primeira na presente temporada com a Académica/OAF B – na pretérita ronda, este ensaio “orquestrado” pelo técnico Augusto Nogueira serviu, essencialmente, para “oxigenar” as ambições dos jovens atletas tendo em vista os próximos compromissos desportivos.
O Ançã é o adversário que surge agora no caminho dos ademienses, mas testemunhando a alegria evidenciada durante o último ensaio da semana, resta-nos confirmar que existe um sentimento generalizado e que adopta o sentido obrigatório de pensamento: o regresso imediato aos triunfos.
Com o pensamento na vitória, uma vez que o conjunto de Augusto Nogueira é “moldado” para vencer, o jogo de sábado, a partir das 15h00, no Campo dos Eucaliptos, na Granja de Ançã, está a ser encarado com a moral em alta, pese embora Adémia e Ançã sejam equipas que se equivalem, sobretudo a julgar pelas posições que ocupam na tabela classificativa.
No entanto, a Adémia aposta nos valores colectivos para superar as adversidades que eventualmente possam surgir. Para além disso, o sistema a implantar em campo é outro factor basilar que poderá marcar a diferença entre duas equipas que já revelaram a sua fortificação no contexto de bem defender.
À entrada para a sétima jornada, a Adémia é 7.ª classificada, com 11 pontos. Já o Ançã cupa o 4.º posto, mas desfruta de um escasso ponto dos ademienses, o que traduz bem do equilíbrio existente das duas formações. Refira-se, por outro lado, que o Ançã – à semelhança do Eirense – é a equipa com mais empates (três) e, em seis jornadas já disputadas, ainda não sofreu qualquer derrota e já festejou por 27 vezes a alegria dos golos marcados, tendo no entanto sofrido quase metade (12).
A Adémia, por seu turno, sofreu a primeira e única derrota na última jornada. Com três vitórias – as mesmas que o seu adversário de circunstância – e dois empates, a formação mais representativa da freguesia de Trouxemil já colocou por 18 vezes a bola no fundo da baliza contrária e sofreu oito golos.
Com apenas um ponto a separar as duas equipas, o jogo de sábado promete emoções fortes. Pese embora os dois clubes “mergulhem” em situações muito semelhantes e “naveguem” ao sabor da tranquilidade, este duelo, no entanto, terá contornos de grande intensidade. A Adémia preparou a “lição em casa” para regressar aos triunfos em “casa alheia”. Vencer é muito importante para manter inalterada a chama e motivação dos jovens atletas. Aliás, a unidade do grupo de trabalho está bem e recomenda-se.

“Harry Potter” visto por 200.065 mil pessoas esta semana

O filme “Harry Potter e os Talismãs da Morte (parte 1)", na semana de estreia, contou com uma assistência de mais de 200 mil pessoas, revela o relatório do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). O ranking da semana do ICA foi liderado pelo "Harry Potter e os Talismãs da Morte (parte 1)", de David Yates.
O penúltimo filme da saga do jovem feiticeiro contou com um total de 200.065 espectadores. A obra de David Yates esteve em exibição em 118 ecrãs nacionais e liderou o ranking desta semana com 939.721 euros de receita bruta.
Em segundo lugar surge “Saw 3D – O Capítulo Final”, de Kevin Greutert, visto por 41.838 espectadores, na semana de estreia (assinalou 276.387 euros em receitas). A terceira posição é ocupada por "Red – Perigosos", de Robert Schwentke, com 31.935 lugares ocupados, com 144.307 euros arrecadados.
“Gru – O Maldisposto”, de Pierre Coffin e Chris Renaud, é o actual campeão de receitas acumuladas, com 1.560.609 euros registados (após 35 dias), tendo-se situado esta semana no quarto lugar da lista, com receitas a superar os 132 mil euros de 18 a 24 de Novembro.
Em segundo lugar nos acumulados está “Comer, Orar, Amar”, de Ryan Murphy, que já vai com 1.420.476 euros (após 56 dias), ocupando esta semana o nono lugar, com receitas a situar-se nos 27.233 euros.
Refira-se que o ranking do ICA resulta dos dados transmitidos pelos promotores dos espectáculos, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 125/2003 de 20 de Junho.


24 de novembro de 2010

Maior livro do mundo apresentado na Feira de Frankfurt

 Atlas de 128 páginas e dois metros de altura por três de largura, editado pelo australiano Gordon Cheers, foi apresentado como o maior livro do mundo na Feira de Frankfurt.

Há um ano, Gordon Cheers apresentou um atlas com 580 páginas e 35 quilos. Provavelmente, o livro mais pesado do mundo. Este ano, o australiano mostrou que gosta de inovar nas medidas dos livros que edita e apresentou o maior livro do mundo. Tem dois metros de altura por três de largura – pesa mais de 150 quilos e mostra imagens do planeta terra – e foi uma das maiores atracções da Feira do Livro de Frankfurt. Mas o editor não ousa que a sua obra acarrete o título de maior livro da História. Contenta-se que este seja o único nos últimos 350 anos a obter estas dimensões. Não é muito prático mas, sem dúvida, diferente.

Este atlas tem dois metros de altura por três de largura

23 de novembro de 2010

Classificação a 20 de Novembro 2010



PRÓXIMA JORNADA:

Académica/SF A - U. Coimbra A
Lorvanense - Académica/OAF A
Brasfemes - Pedrulhense
Ançã - ADC Adémia
Académica/OAF B - Souselas
U. Coimbra B - União FC
Eirense - Académica/SF B

21 de novembro de 2010

Adémia perde invencibilidade no “Ramos de Carvalho”


A equipa de infantis da Associação Desportiva e Cultural da Adémia recebeu a sua congénere da Académica/OAF B, em jogo a contar para a 6.ª jornada da Série B da AF de Coimbra, e foi surpreendida pela turma escolar”, ao sair derrotada por 0-3 no Campo Ramos de Carvalho.
Esta foi definitivamente uma partida atípica. A Adémia até poderia ter feito história, caso tivesse tirado partido dos (poucos) erros do bloco defensivo academista para inaugurar o marcador e cunhar o primeiro golo ao seu adversário de circunstância. A Académica pode “queixar-se” da sorte em dois lances lances, mas também é verdade que a Adémia actuou muito abaixo do seu real potencial, fruto do nervosismo que se apoderou pelo simples facto de defrontar o primeiro classificado.
Apesar de tudo, a jovem formação ademiense conseguiu com muito mérito travar o assalto à sua baliza, numa primeira parte marcada por rigorosos padrões tácticos. Foram 30 minutos de concentração e abnegação quanto baste. O “sete” escalado por Augusto Nogueira, bem com a filosofia de jogo traçada no sentido de travar os primeiros classificados na tabela classificativa, quase sortiram efeito.
Naturalmente que a equipa da Adémia surgiu mais retraída e desprovida da magia que já nos habituou, mas perante um adversário que soma por triunfos todos os jogos realizados e que ainda não sofreu qualquer golo no campeonato, não se poderia pedir “aventuras e peripécias” a qualquer custo. Obviamente que a medida emocional esteve presente neste encontro que, paralelamente com a emoção, traçada a régua e esquadro, deu desde logo a entender que a equação tinha contornos de difícil resolução.
No entanto, dois minutos, logo a abrir a segunda parte, bastaram para abrir brechas na até então solidificada “parede” defensiva da formação visitada: dois erros “caseiros” serviram na perfeição as pretensões academistas, até porque o método utilizado pela Adémia aos avançados estava a começar a criar atrapalhações de sobra no momento das decisões de “alvejar” a baliza.
A Adémia, que neste encontro limitou-se a explanar o seu futebol nas linhas mais recuadas e a espreitar o contra-ataque como “arma” de eleição, viu o adversário aumentar a velocidade a fim de tirar partido de uma hipotética defensiva em apuros. Puro engano.
Os jovens atletas ademienses, pese embora dois golos sofridos num curto espaço de tempo, não vacilaram e procuraram responder com a mesma moeda para reduzir a desvantagem. Era legítimo pensar-se que a equipa se pudesse desmoronar, mas a Adémia soube “contestar” as vicissitudes, não baixou os braços e, na realidade, mostrou o brio e a dignidade, fundamental numa prova desportiva.
Não se julgue que foi fácil perder para este grupo de rapazes. A maioria saiu do campo triste, não apenas pela derrota, mas porque ficou o sentimento de que, com alguma sorte à mistura, poderiam ter contrariado o resultado final. Apesar de se tratar de atletas muito jovens, que não esquecem que esta Académica reforçou-se na Adémia com a saída de, pelo menos, dois jogadores essenciais na manobra da equipa, deixaram uma excelente imagem e, mais importante que tudo, reforçaram a mística de um grupo que a começou a cultivar no início da temporada.
Independentemente da qualidade individual de cada atleta, a Académica esteve longe de exibir uma actuação imperial muito por culpa dos atletas da Adémia que se empregaram a fundo. Obviamente que para os jovens ademienses esta derrota dita, não apenas a descida da segunda para a quarta posição na tabela classificativa, mas também a invencibilidade.
Saber perder é a única receita para ganhar… sempre. Quem já aprendeu a perder é aquele que conseguiu vencer a vaidade, a arrogância e a prepotência. Como equipa de formação, todos os jovens da Adémia são vencedores em qualquer circunstância, porque estão livres de coisas pequenas. Esta derrota acaba por ser pequena para tanta grandeza. A tristeza foi levada pela água do banho após o apito final do árbitro – também ele um jovem à procura da estrela da sorte que o possa levar para voos mais altos, não podendo, por isso, sair crucificado por validar o terceiro golo da Académica obtido em fora de jogo.
Esta partida foi, sem margem para dúvida, a mais triste jornada da presente temporada para esta jovem equipa da Adémia, mas na retina ficou o inconformismo assinalável por todos na hora de perder. Mais do que qualquer lance ou decisão técnica, em particular, este resultado não pode e nem deverá ser o ponto para qualquer discussão. Todos, sem excepção, dignificaram as cores do clube. Com muita galhardia. O próximo jogo já se encontra em contagem decrescente… e com a moral em alta!

Resultados da 6ª Jornada:

Académica/SF A-Eirense.....0- 0
U. Coimbra A-Lorvanense...8- 1
Académica/AOF A-Brasfemes.....5- 0
Pedrulhense-Ançã..........0- 5
ADC Adémia-Académica/OAF B.......0- 3
Souselas-U. Coimbra B.....5- 1
União FC-Académica/SF B....1- 1

18 de novembro de 2010

Adémia e Académica/OAF B defrontam-se sábado


O líder Académica/OAF B e a Adémia, segunda classificada da Série B do Distrital de Infantis, defrontam-se às 11h00 de sábado, no Campo Ramos de Carvalho.

Os dois primeiros classificados do Campeonato Distrital de Infantis (Série B) da Associação de Futebol de Coimbra de defrontam-se no próximo sábado (20 de Novembro), pelas 11h00 no Campo Ramos de Carvalho, na Adémia. Separadas por quatro pontos, as duas equipas terão pela frente a tarefa de travar objectivos comuns, ou seja, extorquir o maior número de pontos em disputa.
Em caso de vitória, os ademienses encurtam para um escasso ponto a distância para a formação academista e prosseguir no segundo lugar nesta fase da prova, ao passo que uma derrota deixa o seu adversário ainda mais longe na tabela classificativa, a sete pontos de vantagem.
A Adérmia apresenta-se na máxima força para travar a vaga de triunfos da Académica e infringir a primeira derrota e “roubar-lhe” os primeiros pontos no campeonato. Por seu turno, a turma academista está consciente das dificuldades que vai encontrar no Campo Ramos de Carvalho, uma vez que os anfitriões também ainda não perderam na presente temporada (em cinco jornadas, a Adémia iniciou a prova com dois empates e somou três triunfos consecutivos).
Tanto a Adémia como a Académica/OAF B vêm de dois triunfos expressivos. O primeiro derrotou o União de Coimbra B por 4-0, na Arregaça, enquanto que o segundo goleou o Pedrulhense, em “casa”, por 6-0.
Não obstante a Académica seguir na liderança com cinco triunfos, rotulados de 29 golos marcados e nenhum sofrido, é esperado um jogo bastante equilibrado e bem disputado. Obviamente que não se trata de um jogo de dimensão de título, mas os jovens atletas de ambos os conjuntos sabem de antemão do elevado grau de dificuldade que terão pela frente.

Portugal cilindra Espanha por 4-0 graças a uma noite de grande inspiração


Cerca 35 mil espectadores no Estádio da Luz viram Portugal vencer a Espanha, por 4-0, em jogo particular de preparação para a fase de qualificação do Euro2012 de futebol.

A selecção portuguesa de futebol deu hoje continuidade ao seu excelente momento de forma e venceu claramente a sua congénere espanhola por 4-0, em encontro particular disputado no Estádio da Luz em Lisboa.
Um golo de Carlos Martins, a fechar a primeira parte, um bis de Hélder Postiga, aos 49 e 68 minutos, e um tento de Hugo Almeida, aos 90+3 minutos, deram expressão à vitória lusitana, no que constituiu uma pequena vingança da eliminação sofrida nos oitavos de final do Mundial, versão 2010, na África do Sul, quando perdeu por 1-0 perante a equipa espanhola, que se sagraria campeã do Mundo.
Aos 36 minutos Cristiano Ronaldo desenhou um lance de génio, deixando pelo caminho Gerrard Piqué, antes de picar a bola sobre Ika Casillas. No entanto Nani cabeceou a bola para o fundo da baliza, com o lance a ser invalidado por fora-de-jogo. No minuto seguinte, Piqué negou o golo a Carlos Martins em cima da linha de golo, numa fase em que Portugal assumiu as rédeas do encontro.
A selecção portuguesa cilindrou a equipa campeã europeia e mundial graças a uma noite de grande inspiração individual e colectiva, obtendo a maior vitória de sempre sobre os rivais Ibéricos. A equipa das “quinas” conseguiu a proeza de travar a “máquina” do meio campo do FC Barcelona e da selecção espanhola, mercê de uma pressão alta exercida logo à entrada da metade do terreno do adversário, bloqueando-o, por um lado, e obrigando-o a cometer erros, por outro, permitindo inúmeras recuperações de bola e lances de contra-ataque.
Nesse sentido, a acção do colectivo foi determinante, mas houve algumas “pedras” que desempenharam um papel mais preponderante, João Moutinho acima de todas, como primeiro actor no “pressing” sobre Busquets e Xavi, com um tempo de entrada aos lances revelador da sua inteligência e percepção de jogo. Esta foi a terceira vitória consecutiva, em outros tantos jogos, de Paulo Bento à frente dos comandos da equipa portuguesa, depois dos 3-1 à Dinamarca e Islândia. O encontro de hoje inseria-se na campanha de promoção da Candidatura Ibérica à organização do Mundial de 2018.

17 de novembro de 2010

Nike Safari Boots nos pés de Cristiano Ronaldo


As botas de Cristiano Ronaldo fizeram furor no encontro entre Portugal e a Espanha. Trata-se das Nike Safari Boots estreadas no jogo com o Atlético Madrid inspiradas no leopardo.

As primeiras botas do mundo inspiradas em animais foram directamente para os pés de do internacional português Cristiano Ronaldo. O craque do Real Madrid estreou as novas Nike Safari Boots, com estilo Leopardo, no “derby” madrileno que opôs o Real ao Atlético de Madrid, em jogo disputado no Santiago Barnabéu no pretérito dia 7 de Novembro, com trunfo dos merengues por 2-0.
No entanto, as “CR Mercurial Vapor SuperFly II”, que têm uma tracção adaptável, não passaram indiferentes aos portugueses e aos jovens em particular no Estádio da Luz. As novas botas apresentam uma estampa pouco comum, com um “print” leopardo, bem como o símbolo da marca em laranja.
«A impressão Safari expressa o meu estilo. Dá tudo aquilo que preciso para elevar o meu jogo», fez questão de afirmar Cristiano Ronaldo que, ao nível de selecções, baptizou” as suas Nike Safari Boots frente ao país que o colhe profissionalmente.
A viver um dos melhores momentos da sua carreira, o craque português, de 25 anos de idade, não deixa de olhar para o futuro e com objectivos bem definidos a curto, médio e longo prazo. Quer ganhar títulos em Madrid e na Selecção e voltar a ser o melhor do Mundo.
Hoje ajudou a selecção de Portugal a derrotar por 4-0 a Espanha, campeã do mundo em título, em jogo de carácter particular e que visou a preparação para o campeonato europeu de 2012, servindo também de promoção à candidatura ibérica aos Campeonatos do Mundo de 2018 e de 2020, mas inseriu-se também no Centenário da República.

Gran Turismo 5 lançado a 24 de Novembro

Sony desmente adiamento de dois dias do lançamento do GT5

Em virtude dos rumores que surgiram nos últimos dias sobre um possível novo adiamento de Gran Turismo 5, a Sony veio desmentir hoje que a data de lançamento, marcada para 24 de Novembro, tenha sido alterada.
«Nós anunciámos que no dia 24 de Novembro o Gran Turismo 5 seria lançado e não mudamos os nossos planos», afirmou a Sony, em declarações no Kotaku. A notícia que circula na Internet apontava para que o lançamento de GT5 tivesse sido adiado dois dias, ou seja, passasse de 24 para 26 de Novembro.
Após cinco anos em produção, é esperado com alguma expectativa o GT5. O criador da série Gran Turismo, Kazunori Yamauchi, revelou que os discos de Gran Turismo 5 estão já na fase final da produção. Isto significa que o jogo está finalmente concluído.
«Os discos estão a ser impressos nesta altura», afirmou Kazunori Yamuchi, em declarações à revista Jalopnik, cujo jogo será colocado à venda, em exclusivo na PS3, a 24 de Novembro, muito antes da quadra natalícia, contrariando rumores anteriores.


16 de novembro de 2010

Classificação a 13 de Novembro 2010

Adémia visitou Arregaça e prosseguiu senda de triunfos


A equipa de infantis da Associação Desportiva e Cultural da Adémia superiorizou-se cabalmente no “pelado” da Arregaça e derrotou, por números expressivos, a sua congénere do União de Coimbra B, por 4-0, em jogo da 5.ª jornada do Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Coimbra da categoria.
A vitória poderia ser ainda mais gorda, mas os avançados da formação ademiense revelaram-se muito perdulários, cumprindo no entanto a missão que lhes estava reservada, uma vez que defrontavam o “lanterna vermelha” do campeonato e que, na qualidade de anfitrião, procurou os primeiros pontos na prova.
A ADC Adémia começou melhor e podia mesmo ter chegado à vantagem logo nos instantes iniciais mas, como já foi referido, faltou eficácia na hora de concretizar. A falta de materialização ficou espelhada sobretudo na primeira metade da primeira parte, dado que foi farta em intensidade, cabendo ao União de Coimbra “sacudir” a pressão e neutralizar a todo o custo os “artilheiros” da formação visitante.
A “avalanche” ofensiva foi-se acentuando e, sem grande estupefacção, a jovem formação comandada por Augusto Nogueira acabou por inaugurar o marcador e alcançar o intervalo com a vantagem mínima, deixando bons indícios para a segunda etapa.
Pese embora a confiança em alta, o certo é que o União de Coimbra lutou no sentido de não consentir golos na sua baliza, mas a (pouca) determinação evidenciada pelos ademienses foi suficiente para sair do “velhinho” e ainda “pelado” Campo da Arregaça com os três pontos, com dois golos de Pedro Guilherme e um de Marcelo e Francisco Godinho.
Fruto de mais um triunfo – o terceiro consecutivo –, a Adémia ascendeu ao segundo lugar da pauta classificativa, com 11 pontos (menos três que a Académica B, líder isolada), tirando partindo do empate a dois golos entre o Ançã e Académica A.
A próxima jornada, a disputar sábado, pelas 11h00, no Campo Ramos de Carvalho, terá o grande aliciante de se defrontaram o primeiro e o segundo classificado. Depois de cinco jornadas, ambos os clubes ainda não conhecem o sabor amargo da derrota, pelo que a Adémia vai procurar chegar ao topo da classificação e o seu adversário de circunstância, que soma por triunfos todos os jogos já realizados, tem como objectivo não “encalhar” à 6.ª jornada. Um bom jogo em perspectiva.


Resultados da 5ª Jornada:

Lorvanense-Académica/SF A  0 – 4
Brasfemes-U. Coimbra A  2 – 7
Ançã-Académica/OAF A  2 – 2
Académica OAF B-Pedrulhense  6 – 0
U. Coimbra B-Adémia  0 – 4
Académica/SF B-Souselas  1 – 0
Eirense-União FC  4 – 1

13 de novembro de 2010

Cristiano Ronaldo: os sete segredos antes de um jogo


O jornal espanhol desportivo Marca publicou uma lista à qual chamou os “sete segredos” do internacional português.

O comportamento de Cristiano Ronaldo fora dos relvados antes dos jogos foi tema de análise do diário espanhol Marca. E a conclusão a que chegou é que a estrela do Real Madrid é um jogador com várias superstições, muitos rituais e manias. O jornal publicou a lista do que chamou os "sete segredos" do internacional português. Algumas das situações já se tornaram obsessões uma vez que para Cristiano Ronaldo estão associadas ao seu desempenho nos jogos. Ora vejamos:

O "capitão" da selecção das “quinas” tenta sempre ser o último jogador da equipa a entrar em campo antes de um desafio.

Veste o equipamento com uma ordem rigorosa que cumpre escrupulosamente em cada jogo.

Tenta ocupar sempre o mesmo lugar no autocarro que transporta a equipa: o penúltimo da fila direita no lado do motorista.

Antes de entrar em campo, em pleno balneário, dá toques na bola.

Dá sempre uma última espreitadela no espelho antes de sair do balneário.

Molha e “acaricia” o cabelo minutos antes de cada jogo.

Entra em campo com o pé direito.


Gafanhoto é o “machão” entre os machos

A criatura que tem os maiores testículos em relação ao seu tamanho é um insecto, uma espécie comum do gafanhoto, revela um estudo publicado no jornal da Royal Society.

O Platycleis affinis tem uns testículos que representam quase 14 por cento da sua massa corporal. Comparativamente para um homem adulto, isto significaria pelo menos 10 quilos.
«Não queríamos acreditar no tamanho dos seus órgãos. Davam a impressão de ocupar todo o abdómen», disse Karim Vahed, especialista em ecologia comportamental da Universidade de Derby.
O Platycleis affinis ultrapassa, de longe, as outras 20 espécies de gafanhotos estudadas pelos investigadores britânicos. Outra conclusão curiosa é que as dimensões fora do normal não permitem ao insecto produzir mais esperma quando fecunda uma fêmea, ao contrário do que geralmente se assume na evolução das espécies.
De facto, os testículos tendem a ser mais volumosos entre as espécies cujas fêmeas têm mais parceiros, o que permite ao macho que produz mais esperma ter uma vantagem em relação aos seus rivais, uma vez que têm mais possibilidades de fecundar a fêmea e reproduzir-se.

11 de novembro de 2010

Rapaz de 11 anos já é analista da Microsoft

Mahmoud, a quem chamam "génio", só tem 11 anos, mas já está a estudar na universidade. O seu coeficiente intelectual é 155 pontos.


Mahmoud Wael, um miúdo egípcio de 11 anos, tornou-se técnico da poderosa Microsoft devido à sua capacidade invulgar e precoce de resolver cálculos complexos em poucos segundos e dominar as redes de computadores.
«O meu pai descobriu esta minha habilidade quando eu tinha três anos ao resolver uma conta de multiplicar da minha irmã», contou Mahmoud. Após a descoberta, um exame determinou que o seu coeficiente intelectual é de 155.
A poderosa multinacional de computadores sempre atenta a estes fenómenos, deu-lhe de presente há seis anos um computador e recentemente nomeou-o analista tecnológico. Mahmoud matriculou-se aos nove anos na prestigiada Universidade Americana do Cairo, onde estuda Informática.
«Agora já sou um profissional em redes de computadores e já poderia trabalhar», afirmou o rapaz que se diz apaixonado por informática, acrescentando que «talvez eu acabe a trabalhar para a Microsoft».
Segundo Mahmoud Wael, foi o profeta Maomé quem lhe deu a inteligência: «Meu coeficiente é uma das muitas razões pelas quais eu amo Deus», sustentou o “génio” egípcio.


10 de novembro de 2010

Goleada à Académica SF coloca Adémia no pódio… com classe


Cláudio, com quatro golos, foi a grande figura da Adémia na goleada por 7-2 sobre a Académica SF “B”. Na quarta jornada, os ademientes liderados por Augusto Nogueira deram um espectáculo quanto baste no Campo Ramos de Carvalho e subiram ao terceiro lugar da competição, com 8 pontos, a quatro pontos do líder Académica B e com menos um do que a Académica A.
Pelo meio, outros jovens atletas também fizeram o gosto ao pé, salpicados ainda por algumas assistências de bom nível, enquanto o “central” Marcelo, que se tem evidenciado como um “pilar” de excelência no miolo defensivo, também contribuiu para a festa, ao assinar o momento de azar do encontro, com um auto-golo, com culpas repartidas para o guarda-redes João Sousa, pouco ágil a sair da baliza. Lances destes acontecem, obviamente, aos melhores…
Naturalmente que ninguém é campeão por ganhar por 7-2, mas esta equipa encontra-se em construção e pode continuar a fazer estragos a curto espaço de tempo. O trabalho, esse, está a ser feito com muita abnegação e disciplina…
Depois deste triunfo expressivo, nada melhor que deixar aqui a definição de goleada. Classe gramatical de goleada: Substantivo feminino; Separação das sílabas de goleada: go-le-a-da; Possui 7 letras; Possui as vogais: a e o; Possui as consoantes: d g l; Goleada escrita ao contrário: adaelog. Pois é… goleada possui sete letras e a equipa de infantis da Adémia também marcou sete golos neste encontro. Goleada ao contrário diz-se adaelog. Logo, as iniciais da Adémia começam por AD… Ao cabo da quarta jornada, a ADC Adémia já ocupa a terceira posição na tabela classificativa com muita classe… gramatical.



Resultados da 4.ª Jornada:

Lorvanense – Eirense  1-1
AAC-SF – Brasfemes   6-0
U. Coimbra – Ançã    4-4
Académica – Académica B   0-2
Pedrulhense – U. Coimbra B   6-0
ADC Adémia – AAC-SF B  7-2
Souselas – União FC   8-4

101 Exercícios de Futebol Juvenil – Dos 12 aos 16 Anos

Para além das instruções detalhadas, cada exercício contém informações acerca do equipamento necessário, o espaço requerido e a forma de organização dos jogadores.

Concebido especificamente para jogadores entre os 12 e os 16 anos de idade, este manual contém uma vasta gama de exercícios de treino progressivo que ajudarão os jovens jogadores a desenvolver a sua técnica.
Divertidos, educativos e desafiadores, todos os exercícios são ilustrados e cobrem todas as competências técnicas essenciais, incluindo organização do treino, aquecimento, drible e corrida com bola, passar a bola, rematar à baliza, jogo de cabeça, cruzamento e finalização, o guarda-redes, mudar de direcção e proteger a bola e arrefecimento.
Para além das instruções detalhadas, cada exercício contém informações acerca do equipamento necessário, o espaço requerido e a forma de organização dos jogadores.
Malcom Cook, autor do livro, foi jogador profissional no Motherwell e no Bradford e treinou clubes como o Doncaster Rovers, Bradford City e Huddersfield Town. Trabalhou como director juvenil no Liverpool FC e foi responsável por assistir, em início de carreira, jogadores internacionalmente reconhecidos como Robbie Fowler, Steve McManaman e Dominic Matteo.


Autor: MALCOLM COOK
Colecção: DESPORTO E LAZER
N.º de páginas: 142
Formato: 14 x 21 cm
Edição: Português

Adémia garante triunfo expressivo na visita ao União F.C.


A equipa de infantis da ADC Adémia venceu fora de portas o União F.C. por expressivos 5-1 em Gavinhos, apesar de alguma ansiedade patenteada nos primeiros minutos da partida. A Adémia logrou superá-la a partir da segunda metade do período inicial, obtendo dois golos num curto espaço de tempo, motivando a tão desejada tranquilidade, perante uma equipa que vendeu cara a derrota, uma vez que protagonizou um bom ensaio para alcançar os primeiros pontos.
No entanto, os jovens jogadores de Gavinhos encontraram pela frente uma “muralha” que, não praticando um jogo de grande qualidade na etapa inaugural, soube “tapar” todos os caminhos para a sua baliza, dificultando o grande objectivo que era, no mínimo, pontuar.
Depois de uma entrada algo ansiosa na primeira parte, tentando fazer tudo muito depressa, a Adémia acabou por materializar em golos no segundo tempo, após retemperadas as forças ao intervalo, diante de uma equipa que se apresentou muito bem organizada.
De facto, a jovem formação ademiense assimilou na perfeição as correcções pedidas pelo treinador Augusto Nogueira, pelo que a segunda parte ficou marcada pela maior posse de bola, poder na circulação da mesma e a obtenção de mais golos.

Resultados da 3.ª Jornada:

Brasfemes – Lorvanense 1-4
Ançã – AAC-SF 1-1
Académica – U. Coimbra 3-0
U. Coimbra – Académica  0-8
AAC-SF – Pedrulhense 3-3
União FC – ADC Adémia 1-5
Eirense – Souselas  3-1

EA SPORTS oferece o FIFA Ultimate Team 11

A expansão do jogo será gratuita para todos os jogadores.
A EA SPORTS anunciou que o FIFA 11 Ultimate Team, um dos modos mais jogados e dinâmicos da série FIFA, estará disponível este mês de Novembro gratuitamente* para a PlayStation®3 e Xbox 360®.
«Estamos muito entusiasmados com a maneira como os fãs acolheram o FIFA 11 no fim-de-semana passado, e muito entusiasmados por podermos oferecer um dos nossos modos de jogo mais populares – FIFA 11 Ultimate Team – gratuitamente este Novembro», afirmou Peter Moore, presidente da EA SPORTS, acrescentando «este é um grande feito para a EA SPORTS – batemos todos os recordes de retalho, os críticos elogiam o FIFA 11 como um dos mais inovadores e autênticos títulos de sempre e os fãs estão a ligar-se e a competir com outros jogadores do mundo, iniciando um número recorde de sessões de jogo online».
O FIFA 11 Ultimate Team desafia os jogadores a criar um plantel das melhores estrelas de futebol do mundo ganhando, comprando, vendendo e até trocando futebolistas com outros jogadores do Ultimate Team de todo o mundo. Estrategicamente, o jogador cria plantéis para conseguir a melhor química e classificação de equipa e depois levá-la para o campo para competir online em torneios a solo que são actualizados semanalmente.
A pedido da comunidade de fãs, FIFA 11 Ultimate Team oferece ainda uma enorme quantidade de alterações. Agora os jogadores podem colocar a sua equipa contra os melhores plantéis dos seus amigos nos encontros online Play A Friend — a nova funcionalidades mais pedida. Mais ainda, quando estão longe das suas consolas, os jogadores podem apreciar todo o sistema de leilões e trocas na web, através de uma aplicação web do Ultimate Team que está directamente ligada à experiência de consola do FIFA 11 Ultimate Team.
Localizado em 18 idiomas e disponível em 51 países, o FIFA 11 está disponível para a PlayStation®3, Xbox 360®, Wii™, PC, Nintendo DS™, PlayStation®2, PSP® (PlayStation®Portable), iPhone® e iPod® touch.



Leandro marca dois golos no empate com o Souselas


Na qualidade de anfitriã, a equipa de infantis da Associação Desportiva e Cultural da Adémia consentiu um empate a dois golos com o Souselas, numa partida em que a formação orientada por Augusto Nogueira deu indícios de querer somar o maior número de pontos em discussão.
Dois lances ofensivos traduzem isso mesmo, mas o guarda-redes respondeu bem aos remates dos jovens avançados do conjunto visitado. A Adémia, que apresentou um “sete” algo diferente do habitual – o “central” Marcelo chegou um pouco tarde à concentração e, por isso, viu a totalidade do jogo a partir do banco de suplentes – revelou vontade de marcar cedo, mas o seu adversário de circunstância também mostrou desejo de sair do Campo Ramos de Carvalho com um resultado positivo.
Perante este desiderato, a procura da baliza foi uma constante, tanto de um lado, como do outro, pelo que a repartição de pontos acabou por ser o desfecho final, com o ademiense Leandro a assumir a autoria dos dois golos.
Apesar do empate, a equipa de infantis da Associação Desportiva e Cultural da Adémia revelou pormenores interessantes de colectivismo. E são já duas jornadas sem perder um único jogo, por parte da equipa da ADC Adémia, que soma outros tantos pontos, fruto dos empates com o Eirense (primeira jornada) e agora com o Souselas.


Resultados da 2ª Jornada:

Brasfemes – Eirense 1-5
Lorvanense – Ançã 3-5
AAC-SF – Académica B 0-2
U. Coimbra – U. Coimbra B 9-1
Académica – AAC-SF B 4-1
Pedrulhense – União FC 2-1
ADC Adémia – Souselas 2-2

9 de novembro de 2010

Morreu o polvo Paul que adivinhava resultados do Mundial 2010

O polvo que saltou para a fama durante o Mundial 2010 pela estranha habilidade de prever os resultados de partidas da Alemanha, morreu em Oberhausen com dois anos de idade.
Paul fez manchetes em todo o mundo depois de ter previsto correctamente os resultados da Alemanha em sete partidas. Após a derrota dos alemães frente a Espanha nas "meias", os espanhóis tudo fizeram para saber qual a previsão para a final da competição e Paul acertou: a Espanha venceu a Holanda e sagrou-se campeã mundial.
A equipa da Sea Life Centre Oberhausen disse em comunicado que estava «devastada» ao saber da morte de Paul.
«Parece que ele morreu pacificamente durante a noite, de causas naturais, e nós estamos consolados por saber que ele viveu uma boa vida», disse o gerente do centro Stefan Porwoll.
Durante o Mundial da África do Sul, vários apostadores, um pouco por todo o mundo, fizeram pequenas fortunas com base nas previsões do polvo Paul.
Paul foi premiado com uma estátua de bronze à sua semelhança na cidade espanhola de Carballiño, e foi declarado como «cidadão honorário» devido às suas habilidades como adivinho.
A previsão de Paul funcionava com potes de comida no seu aquário: o animal era atraído com mexilhões colocados em dois recipientes iguais adornados com as bandeiras dos países que se iriam defrontar. Nas oito partidas do Mundial em que fez o ritual, Paul escolheu a selecção que acabou por vencer (todos os jogos da Alemanha e a final, entre Espanha e Holanda).
Em Agosto, Paul foi nomeado embaixador da candidatura da Inglaterra para sede do Mundial2018. Um mês depois, Paul recebeu uma certidão de nascimento italiana, pois o animal nasceu na Ilha de Elba, na cidade de Marina di Campo.
De acordo com o administrador do oceanário, o polvo que virou a grande atracção turística do local, terá direito a uma estátua: «Ele era muito querido por nós e fará muita falta. Como se tornou celebridade em vida, parece-nos apropriado fazer-lhe uma estátua».
No mesmo dia em que foi conhecida a morte do polvo profeta, a claque da equipa espanhola do Ceuta, que defrontou o Barcelona para a Taça do Rei, não deixou de prestar a devida homenagem. Os membros da referida claque, que viu a sua equipa perder por 2-0 com os campeões espanhóis treinados por Pep Guardiola, colocaram em pleno estádio uma faixa com a frase “Descansa Paul em paz”.

Classificação a 6 de Novembro 2010

Classificação retirada de ZeroZero.pt

7 de novembro de 2010

Eirense e Adémia empataram sem golos num “derby” emotivo

Os infantis da ADC Adémia não foram além de um empate a zero bolas com o “vizinho” Eirense, numa partida interessante e recheada de emotividade e que abriu o campeonato distrital da categoria da AF de Coimbra.
A proximidade dos dois emblemas fazia antever desde logo um jogo equilibrado, embora a turma local começasse mais determinada, mas logo os ademienses revelaram querer sair de Eiras com um resultado positivo.
Com muitas movimentações de um lado e do outro, com ambos os ataques a incomodar os dois guarda-redes de serviço, as oportunidades foram repartidas na primeira parte, dose servida no segundo tempo, se bem que começaram melhor os jovens atletas da ADC Adémia, cabendo aos locas o equilíbrio das operações.
A partida estava condenada a acabar em branco e, ao cabo dos 50 minutos de jogo, o empate acabou mesmo por persistir, com os guarda-redes de ambos os conjuntos a serem determinantes para o desfecho final. Refira-se que este foi o único encontro da jornada inaugural que terminou empatado e, por isso, Eirense e ADC Adémia seguiram em igualdade pontual no meio da tabela.


Resultados da 1ª Jornada:

Ançã - Brasfemes 10-2

Académica - Lorvanense 16-0

U. Coimbra – AAC-SF 0-13

AAC-SF – U. Coimbra 0-6

União FC – Académica 0-7

Souselas – Pedrulhense 4-2

Eirense – ADC Adémia 0-0