O polvo que saltou para a fama durante o Mundial 2010 pela estranha habilidade de prever os resultados de partidas da Alemanha, morreu em Oberhausen com dois anos de idade.
Paul fez manchetes em todo o mundo depois de ter previsto correctamente os resultados da Alemanha em sete partidas. Após a derrota dos alemães frente a Espanha nas "meias", os espanhóis tudo fizeram para saber qual a previsão para a final da competição e Paul acertou: a Espanha venceu a Holanda e sagrou-se campeã mundial.
A equipa da Sea Life Centre Oberhausen disse em comunicado que estava «devastada» ao saber da morte de Paul.
«Parece que ele morreu pacificamente durante a noite, de causas naturais, e nós estamos consolados por saber que ele viveu uma boa vida», disse o gerente do centro Stefan Porwoll.
Durante o Mundial da África do Sul, vários apostadores, um pouco por todo o mundo, fizeram pequenas fortunas com base nas previsões do polvo Paul.
Paul foi premiado com uma estátua de bronze à sua semelhança na cidade espanhola de Carballiño, e foi declarado como «cidadão honorário» devido às suas habilidades como adivinho.
A previsão de Paul funcionava com potes de comida no seu aquário: o animal era atraído com mexilhões colocados em dois recipientes iguais adornados com as bandeiras dos países que se iriam defrontar. Nas oito partidas do Mundial em que fez o ritual, Paul escolheu a selecção que acabou por vencer (todos os jogos da Alemanha e a final, entre Espanha e Holanda).
Em Agosto, Paul foi nomeado embaixador da candidatura da Inglaterra para sede do Mundial2018. Um mês depois, Paul recebeu uma certidão de nascimento italiana, pois o animal nasceu na Ilha de Elba, na cidade de Marina di Campo.
De acordo com o administrador do oceanário, o polvo que virou a grande atracção turística do local, terá direito a uma estátua: «Ele era muito querido por nós e fará muita falta. Como se tornou celebridade em vida, parece-nos apropriado fazer-lhe uma estátua».
No mesmo dia em que foi conhecida a morte do polvo profeta, a claque da equipa espanhola do Ceuta, que defrontou o Barcelona para a Taça do Rei, não deixou de prestar a devida homenagem. Os membros da referida claque, que viu a sua equipa perder por 2-0 com os campeões espanhóis treinados por Pep Guardiola, colocaram em pleno estádio uma faixa com a frase “Descansa Paul em paz”.
Sem comentários:
Enviar um comentário