A criatura que tem os maiores testículos em relação ao seu tamanho é um insecto, uma espécie comum do gafanhoto, revela um estudo publicado no jornal da Royal Society.
O Platycleis affinis tem uns testículos que representam quase 14 por cento da sua massa corporal. Comparativamente para um homem adulto, isto significaria pelo menos 10 quilos.
«Não queríamos acreditar no tamanho dos seus órgãos. Davam a impressão de ocupar todo o abdómen», disse Karim Vahed, especialista em ecologia comportamental da Universidade de Derby.
O Platycleis affinis ultrapassa, de longe, as outras 20 espécies de gafanhotos estudadas pelos investigadores britânicos. Outra conclusão curiosa é que as dimensões fora do normal não permitem ao insecto produzir mais esperma quando fecunda uma fêmea, ao contrário do que geralmente se assume na evolução das espécies.
De facto, os testículos tendem a ser mais volumosos entre as espécies cujas fêmeas têm mais parceiros, o que permite ao macho que produz mais esperma ter uma vantagem em relação aos seus rivais, uma vez que têm mais possibilidades de fecundar a fêmea e reproduzir-se.
Sem comentários:
Enviar um comentário