18 de novembro de 2010

Portugal cilindra Espanha por 4-0 graças a uma noite de grande inspiração


Cerca 35 mil espectadores no Estádio da Luz viram Portugal vencer a Espanha, por 4-0, em jogo particular de preparação para a fase de qualificação do Euro2012 de futebol.

A selecção portuguesa de futebol deu hoje continuidade ao seu excelente momento de forma e venceu claramente a sua congénere espanhola por 4-0, em encontro particular disputado no Estádio da Luz em Lisboa.
Um golo de Carlos Martins, a fechar a primeira parte, um bis de Hélder Postiga, aos 49 e 68 minutos, e um tento de Hugo Almeida, aos 90+3 minutos, deram expressão à vitória lusitana, no que constituiu uma pequena vingança da eliminação sofrida nos oitavos de final do Mundial, versão 2010, na África do Sul, quando perdeu por 1-0 perante a equipa espanhola, que se sagraria campeã do Mundo.
Aos 36 minutos Cristiano Ronaldo desenhou um lance de génio, deixando pelo caminho Gerrard Piqué, antes de picar a bola sobre Ika Casillas. No entanto Nani cabeceou a bola para o fundo da baliza, com o lance a ser invalidado por fora-de-jogo. No minuto seguinte, Piqué negou o golo a Carlos Martins em cima da linha de golo, numa fase em que Portugal assumiu as rédeas do encontro.
A selecção portuguesa cilindrou a equipa campeã europeia e mundial graças a uma noite de grande inspiração individual e colectiva, obtendo a maior vitória de sempre sobre os rivais Ibéricos. A equipa das “quinas” conseguiu a proeza de travar a “máquina” do meio campo do FC Barcelona e da selecção espanhola, mercê de uma pressão alta exercida logo à entrada da metade do terreno do adversário, bloqueando-o, por um lado, e obrigando-o a cometer erros, por outro, permitindo inúmeras recuperações de bola e lances de contra-ataque.
Nesse sentido, a acção do colectivo foi determinante, mas houve algumas “pedras” que desempenharam um papel mais preponderante, João Moutinho acima de todas, como primeiro actor no “pressing” sobre Busquets e Xavi, com um tempo de entrada aos lances revelador da sua inteligência e percepção de jogo. Esta foi a terceira vitória consecutiva, em outros tantos jogos, de Paulo Bento à frente dos comandos da equipa portuguesa, depois dos 3-1 à Dinamarca e Islândia. O encontro de hoje inseria-se na campanha de promoção da Candidatura Ibérica à organização do Mundial de 2018.

Sem comentários: