8 de fevereiro de 2011

Rafael Nadal e selecção espanhola de futebol eleitos melhores do ano nos Prémios Laureus

A Espanha esteve hoje em destaque nos Prémios Laureus, com o tenista Rafael Nadal a ser eleito o desportista masculino do ano e a selecção de futebol, campeã do Mundo, a melhor equipa de 2010.
Em Abu Dabi, Rafael Nadal, número 1 do ténis mundial, foi premiado pelos três triunfos no “Grand Slam” (Roland Garros, Wimbledon e US Open), repetindo o sucesso de 2006, ano em que recebeu o prémio de Revelação do Ano. Rafael Nadal, que conquistou o troféu pela segunda vez e considerado o Oscar do Desporto, concorreu com o melhor e o segundo melhor do mundo no futebol, o argentino Lionel Messi e o espanhol Andreas Iniesta, bem como com o actual campeão do mundo de Fórmula 1, o alemão Sebastian Vettel; Manny Pacquiao (boxe) e Kobe Bryant (astro da NBA).


Por seu lado, o “onze” de Vicente Del Bosque conquistou o troféu depois de ter conquistado o Mundial disputado na África do Sul, onde venceu na final a Holanda (1-0, após prolongamento), graças a um golo de Andrés Iniesta. Os norte-americanos também receberam dois prémios, pela esquiadora Lindsey Vonn, eleita a desportista feminina do ano, e do surfista Kelly Slater, que somou o 10.º título mundial e foi o melhor na categoria de desportos de acção. A Alemanha também saiu da cerimónia de Abu Dabi com dois Laureus: o golfista Martin Kaymer foi a revelação do ano e a esquiadora e atleta de biatlo Verena Bentele a melhor desportista portadora de deficiência.


O italiano Valentino Rossi, nove vezes campeão mundial de motociclismo, foi o outro vencedor da noite dos “Óscares do desporto”, como o prémio de “regresso do ano”.
A Fundação Laureus distribuiu ainda três prémios adicionais: o prémio Carreira Desportiva para o lendário futebolista Zinedine Zidane, o prémio Espírito Desportivo para a equipa europeia da Ryder Cup, e o prémio Desporto para o Bem para May El-Khalil, o fundador da Maratona de Beirute.
Na cerimónia de entrega dos prémios foi também anunciado que o australiano Mick Doohan, cinco vezes campeão do mundo de motociclismo em 500cc e o inglês Steve Redgrave, com cinco medalhas de ouro olímpicas em remo, foram escolhidos para integrar a Academia Laureus World Sports.
A cerimónia dos prémios Laureus World Sports 2011 decorreu em Abu Dhabi graças ao apoio generoso da Aabar Investments PJS, o parceiro de acolhimento do evento. Khadem Al Qubaisi, presidente da Aabar, afirmou que «a Aabar está satisfeitíssima por trazer os prémios Laureus World Sports novamente para Abu Dhabi. É um evento único e esperamos que a nossa hospitalidade típica de Abu Dhabi tenha agradado a um número tão grande dos maiores desportistas masculinos e das maiores desportistas femininas. Em nome da Aabar, gostaria de dar os meus parabéns a todos os vencedores e desejar a todos os nomeados a continuação do seu sucesso desportivo em 2011».
Refira-se que Abu Dhabi, capital moderna dos Emiratos Árabes Unidos, tem para oferecer uma combinação fascinante do antigo e do moderno: uma fusão da hospitalidade e mística árabe, onde cultura e tradição se conjugam sobre um pano de fundo de modernas infra-estruturas de classe mundial. Abu Dhabi está a ganhar reputação como um excelente destino para o desporto, ao acolher o Campeonato Mundial de Clubes de Futebol da FIFA, o Grande Prémio de Fórmula 1 Etihad Abu Dhabi e o Campeonato de Golfe de Abu Dhabi, todos eventos de grande importância no calendário desportivo da cidade.

As receitas provenientes dos Prémios Laureus World Sports beneficiam directamente e sustentam o trabalho da Laureus Sport for Good Foundation (Fundação Laureus do Desporto para o Bem), a qual apoia 83 projectos de desporto de comunidades por todo o mundo. Desde a sua fundação, a Laureus já angariou mais de 40 milhões de euros para projectos que contribuíram para melhorar as vidas de mais de um milhão e meio de jovens.

Sem comentários: