22 de fevereiro de 2011

Adémia deixou escapar uma vitória perfeitamente ao seu alcance


Os infantis da Adémia cederam mais um empate, em casa, com o União FC (1-1), 13.º classificado do Campeonato Distrital da categoria (Série B) da Associação de Futebol de Coimbra e arrisca atrasar-se ainda mais na luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
Numa partida em que uma vitória estava perfeitamente ao alcance dos jovens “azuis e brancos”, a equipa ademiense acabou por baquear e não conseguiu traduzir o favoritismo que lhe era atribuído, muito por culpa de um colectivo – sobretudo ao nível do meio campo –, que não carburou ou, simplesmente, denotou falta de inspiração.
O empate a um golo espelha bem o que se passou dentro das quatro linhas, numa partida que foi absolutamente incaracterística. Numa comparação ao que se verificou no encontro da primeira volta, foi visível o crescimento acentuado do União FC que, depois de perder em casa, por 2-5, não permitiu grandes veleidades ao conjunto orientado pelo professor Augusto Nogueira “emitir” novo triunfo.
No Campo Ramos de Carvalho, na Adémia, a formação proveniente de Gavinhos teve as melhores ocasiões do primeiro tempo, mas nos últimos minutos o conjunto ademiense equilibrou as operações, embora “optando” por jogadas confusas e indefinidas.
No segundo tempo pouco ou nada se alterou, com os dois conjuntos a procurarem o golo com alguma dose de sofrimento a fim de ultrapassar as linhas mais recuadas. A Adémia, a espaços, ainda levou o perigo à entrada da área adversária, mas os médios e os avançados, em manhã desacertada, não conseguiram descobrir os caminhos da baliza.
Ricardo Machado, que tem sido uma peça importante na transição defesa/ataque, como se de um verdadeiro “motor” se tratasse quando está “oleado”, esteve longe da consistência a que nos habituou, falhando passes sucessivos, motivo pelo qual a equipa ressentiu-se fortemente.
No entanto, e através de uma jogada rápida e ao primeiro toque, Pedro Guilherme desembaraçou-se dos defesas contrários e inaugurou o marcador, precisamente numa altura em que as duas equipas pareciam adormecidas. Estava dado finalmente o golpe que todos esperavam, mas o União FC, não baixou os braços e, a muito custo, procurava responder ao golo sofrido.
Com a Adémia a cair sistematicamente nos passes errados, permitindo aos visitantes recuperar facilmente a bola e pressionar o último reduto caseiro, o União FC apostava nas bolas paradas para chegar com perigo à baliza contaria. E foi exactamente na transformação de um pontapé de canto, do lado direito do seu ataque, que o União FC anulou a vantagem ademiense: a bola foi colocada milimetricamente no coração da área e, num primoroso golpe de cabeça, João Sousa não teve outra alternativa ir buscar o esférico ao fundo da baliza.
Com o tempo a esgotar-se, os jovens atletas da Adémia, como que a acordarem de um sonho, intensificaram os lances de ataque, mas os avançados, perdulários quanto baste, voltaram a falhar nos momentos decisivos. As duas situações mais evidentes “nasceram” nos pés de Duarte Cravo e na cabeça de Vicente: o primeiro, só com o guarda-redes pela frente, permitiu a defesa com as pernas, enquanto o segundo, na sequência de um canto, na esquerda, e também sem oposição, não aproveitou a oferta e rematou por cima da barra.
Com este empate, a Adémia baixou uma posição (nono lugar), por troca com o Souselas, que recebeu e venceu o Eirense por 1-0. De qualquer das formas, nove são os pontos que separam a Adémia do quinto lugar, pelo que a colagem é perfeitamente possível para os “azuis e brancos” que, na próxima jornada, defrontam, na qualidade de visitantes a Académica/SF.


RESULTADOS DA JORNADA

Lorvanense-Brasfemes   5-1
Académica/SF A-Ançã   2-0
U. Coimbra A-Académica/OAF B   4-6
Académica/OAF A-U. Coimbra B 19-0
Pedrulhense-Académica/SF B   2-4
ADC Adémia-União FC   1-1
Souselas-Eirense   1-0

Sem comentários: