11 de fevereiro de 2011

Refrigerantes dietéticos aumentam risco de ataques cardíacos e AVC

Trocar um refrigerante por uma versão “diet” pode ajudar no controle do peso mas não vai refrescar a saúde cardiovascular. Os consumidores frequentes de refrigerantes “diet” correm um maior risco de sofrerem ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
Segundo um estudo agora revelado, 2.564 pessoas foram acompanhados em Manhattan e as que consumiram bebidas dietéticas tiveram um risco 61% maior de sofrerem problemas vasculares do que quem não consumiu nenhum refrigerante. No que toca a problemas cardíacos, os consumidores de bebidas “diet” correm um risco 48% maior aos não consumidores.
Steven Greenberg, neurologista da Universidade norte-americana de Harvard, diz que este estudo deve ser um «alerta para se ter cuidado com os refrigerantes “diet”. Se os nossos estudos se confirmarem com análises futuras, sugerem que uma dieta forte em refrigerantes dietéticos pode não ser um substituto ideal para bebidas adoçadas com açúcar».
Hannah Gardener, responsável pelo estudo da Escola de Medicina da Universidade de Miami, deu a conhecer os resultados durante a conferência internacional sobre Acidente Vascular da Associação Americana de AVC.


Sem comentários: