15 de fevereiro de 2011

Souselas foi um verdadeiro calvário para a Adémia


A equipa da Adémia saiu derrotada de Souselas, por 2-0, no Campo do Calvário, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Distrital de Infantis (Série B) da Associação de Futebol de Coimbra. Os visitados colocaram-se a vencer logo no minuto inaugural, fruto de uma jogada rápida pela direita e que deixou surpreendidos tudo e todos, inclusive os jovens atletas de ambos os conjuntos.
Os jovens ademinses entraram em campo como que ainda adormecidos, falhando três passes consecutivos, superiormente aproveitados pelo Souselas que se viram na qualidade de vencedores desde muto cedo, administrando a partir daí a vantagem com enorme dose de sorte à mistura.
Numa partida em que a formação do professor Augusto Nogueira apostava claramente no triunfo, dada a desigualdade de valores em campo, a formação do Souselas
Surpreendidos com o golo “madrugador”, os “azuis e brancos” demoraram um pouco a responder, falhando sucessivos passes, muitos dos quais transviados para além das linhas que delimitam o rectângulo de jogo. Apesar deste “quebra-cabeças”, a Adémia, no entanto, conseguiu criar várias oportunidades para anular a vantagem do adversário, mas faltou inspiração no momento do remate.
Este cenário de acontecimentos e insucessos acabou, de certa forma, por deprimir todo o grupo de trabalho. Mas como um mal nunca vem só, o árbitro da partida entendeu fazer vista grossa a um corte com o braço de um defesa em plena área, acentuando ainda mais o desalento que os primeiros 20 minutos já tinham tornado nítido.
Apesar das indicações e rectificações a partir do banco, onde o professor Augusto Nogueira nunca deixou de incentivar os seus pupilos, os sinais de irritação associaram-se ao desalento colectivo, não apenas pelo esbanjar das oportunidades, como também por algumas decisões da equipa de arbitragem que, incessantemente, transformava pontapés de baliza em pontapés de canto, e vice-versa, mas sempre a favor dos visitados.
Não se pretende com estas linhas denegrir o árbitro da partida – até por se tratar também de um jovem –, mas é de capital importância permanecer atento ao desenrolar das incidências e não cair em tentação em “jogar” como oitavo jogador de quem actua na qualidade de visitado.
Depois dos conselhos ao intervalo, esperava-se uma Adémia disposta a “remar contra a maré”. Apear da “injecção” anímica tomada durante o espaço do descanso, o certo é que o golo que poderia relançar a partida não surgiu e ansiedade acabou criar “alergia” contagiante ao grupo de trabalho.
Os “azuis e brancos” dominaram até ao último terço do campo mas não conseguiram marcar. Sem “armas” para desmoronar o “castelo” visitado, onde a defesa foi aguentando as investidas dos avançados visitantes, a turma da Adémia, viu-se condenada a sofrer até ao fim.
O Souselas, que defendeu com todos os seus triunfos, utilizou os ataques rápidos a partir dos flancos para construir o trunfo. E foi num desses rápidos contra-ataques, mas desta vez pelo miolo, que os jovens que vestem “azul-grená” oficializaram a vitória, através de um golo de belo efeito.
Com o jogo praticamente decidido, a Adémia, contudo, não baixou os braços e acercou-se com perigo da baliza contrária, mas este é daqueles jogos que poderiam iniciar-se ao início da manhã e terminar ao fim da tarde que a obtenção de golos ficaria adiada para a manhã do dia seguinte. Nesta partida, a Adémia foi incapaz de encontrou argumentos para mudar de alguma forma o estado de coisas.
Enquanto isso, os dois golos da turma de Souselas traduziram um colectivo solidário que, durante uma hora, segurou com “unhas e dentes” o golo madrugador, com a linha avançada a recuar até às linhas mais recuadas, um manifesto claro e inequívoco de que os sucessos só serão alcançados com muito trabalho, nem que para isso seja servida com uma boa dose de sorte. O Souselas não foi o mais forte neste encontro, mas a Adémia também não pode falhar nos momentos decisivos, até porque teve ainda de suportar o trabalho menos auspicioso do árbitro da partida.

RESULTADOS DA JORNADA

Eirense-Brasfemes     4-0
Ançã-Lorvanense     4-1
Académica/OAF B-Académica/SF A    2-2
U. Coimbra B-U. Coimbra A  0-12
Académica/SF B-Académica/OAF A    1-2
União FC-Pedrulhense    2-1
Souselas-ADC Adémia    2-0

Sem comentários: