A Argentina, campeã mundial de futebol em casa (1978) e no México1986, além de “vice” no Uruguai1930 e no Itália1990, ganhou quatro dos seis encontros com Portugal, antes da sétima partida entre ambos, agendada para quarta-feira, na Suíça.
À semelhança do jogo que se vai disputar no Estádio de Genebra, todas as anteriores partidas entre a selecção das “pampas” e a das “quinas” foram de preparação ou noutros pequenos torneios.
Apesar de ter beneficiado de jogar no seu domicílio nas primeiras quatro partidas, Portugal empatou uma e perdeu as outras três, cedendo nova derrota no quinto confronto até ganhar finalmente na última ocasião em que os dois conjuntos se encontraram, no Brasil.
Há 38 anos e sete meses, Adolfo, Eusébio e Dinis, contribuíram com golos para o único triunfo luso sobre a selecção “albiceleste”, por 3-1, na Taça da Independência do Brasil, em partida disputada no majestático Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Quase oito anos antes, em Maio de 1964, a Argentina tinha vencido mais uma vez a equipa portuguesa, por 2-0, numa prova designada por Taça das Nações, igualmente no Maracanã. O quarto jogo entre portugueses e argentinos disputara-se perto de Lisboa, no Estádio Nacional, e a Argentina ganhara também com dois tentos sem resposta, em Junho de 1961.
Noutras duas visitas a Portugal, também naquele recinto do Vale do Jamor e inaugurado no “10 de junho” de 1944, os sul-americanos bateram a selecção lusa por 3-1, em Novembro de 1954 e em Dezembro de 1952, com golos de consolação da autoria de Travassos e Vasques, respectivamente.
O primeiro confronto entre Argentina e Portugal aconteceu há já 82 anos e 10 meses, em Abril de 1928. Na altura, a 13.ª partida da selecção portuguesa de futebol disputou-se no antigo Estádio do Lumiar e terminou com um empate sem golos - o quarto empate de Portugal, após escassas duas vitórias e sete desaires.
O sétimo encontro entre Portugal, terceira classificada no Mundial Inglaterra1966 e vice-campeã europeia no Euro2004, e a Argentina, agora na preparação para os respectivos apuramentos para provas continentais – o Euro2012, no caso de Portugal – vai realizar-se quarta-feira, em Genebra, pelas 20h00 (hora portuguesa), com arbitragem do helvético Massimo Busacca.
Sem comentários:
Enviar um comentário